Criado formalmente em agosto de 2000, junto ao departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o LabCom, sob a coordenação da profa Dra Heliana Comin Vargas, tem como objetivo fortalecer e aprofundar estudos na área do conhecimento que discute as relações entre a atividade de comércio e serviços varejistas e a cidade. Os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no LabCom visam, primeiramente, fornecer insumos para a elaboração de políticas públicas de controle e indução do desenvolvimento urbano e para o ensino em arquitetura e urbanismo nesta área específica do conhecimento. Tem ainda como intenção contribuir com os diversos agentes varejistas no sentido de melhorar o desempenho de suas atividades, contribuindo para a dinâmica urbana com a geração de emprego e renda.
A base para a constituição deste laboratório parte da compreensão da importância da atividade de comércio e serviços na construção da vida urbana, mantendo uma relação de origem com a cidade. Portando, inclui entre suas pesquisas, aquelas relativas ao setor terciário como atividade econômica e seu rebatimento territorial, com ênfase nas atividades de comércio e de serviços varejistas as quais adentram o campo da recreação e lazer, cultura e turismo. Com esta intenção, o LabCom é receptivo ao desenvolvimento de estudos do terciário que envolvam, dentre outros: a evolução da atividade no tempo; aspectos conceituais da troca ao consumo; localização e “lugarização”; os diversos atores envolvidos e suas principais características; os edifícios terciários e sua arquitetura; o terciário e o mercado imobiliário; as políticas urbanas; intervenções urbanas; resiliência urbana varejista; marketing urbano; planejamento urbano varejista; terciário e comunicação urbana; terciário e mídia exterior; a produção e o consumo do espaço turístico; turismo, arquitetura e cidade; turismo urbano; turismo e compras, dentre outros. Tendo como pano de fundo a dinâmica da atividade de comércio e serviços, as pesquisas do laboratório incorporam o estudo das mais diversas formas de manifestação física da atividade terciária no ambiente construído, analisando sua arquitetura, inserção urbana, aspectos locacionais e mercadológicos e atores envolvidos: de ambulantes a Shopping Centers. A compreensão da dinâmica da ação dos diversos agentes sobre o espaço urbano e o estabelecimento de políticas de controle voltadas para o desenvolvimento econômico e social são os objetivos maiores das pesquisas desenvolvidas no âmbito do laboratório de comércio e cidade.